terça-feira, 15 de agosto de 2017

Formação para Educadores Brinquedistas - 2017/02

CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES BRINQUEDISTAS:
Coordenação da ação: Profª. Drª. Maria Conceição Coppete

TOTAL DE VAGAS: 100 pessoas

Oportunizar o estudo e a pesquisa sobre brinquedos, brincadeiras, materiais pedagógicos e a formação de educadores brinquedistas, promovendo interações que envolvam o brincar, o jogo e a brincadeira, visando o aperfeiçoamento da qualidade da formação teórico-metodológica do professor, tanto no que concerne à sua formação inicial, quanto no âmbito da formação continuada em serviço. Nesse sentido, a principal finalidade consiste em oferecer cursos e oficinas para a comunidade interna e externa à FAED, objetivando a compreensão do brincar como atividade sócio-cultural das crianças, além do reconhecimento das crianças como sujeitos de direitos sociais; e assim, promover espaços e tempos de diálogo e expressão com as crianças e para as crianças, possibilitando um ambiente propício às manifestações criativas, críticas e autônomas. Este programa almeja ampliar o repertório teórico-metodológico dos professores no que se refere à importância da ludicidade para o desenvolvimento humano.

Cronograma de encontros presenciais e não-presenciais -  datas e ementas:

As inscrições estarão abertas a partir das 8h00min de 18 de agosto de 2017.

  • ENCONTRO PRESENCIAL

Data01 de setembro/2017 (sexta-feira)  e 02 de setembro (sábado)

Local: Auditório da paróquia Santíssima Trindade - Trindade - Florianópolis. 

Endereço: Praça Santos Dumont, 94 - Trindade, Florianópolis - SC, 88036-000
Estacionamento no local

CURSISTAS: trazer para o curso

Tesoura;
Canetas hidrocor;
Cola e fita adesiva;
3 bolas de gude.

01 de setembro de 2017 (sexta-feira)

 -Noite- Neuropsicologia do Brincar- neurônios-espelho, os neurônios brincadores. A musicalização e a brincadeira com autoria de pensamento na construção da empatia, da imitação e da teoria da mente (4h). Onde reside o Brincar? O sensorial no processo de aprendizagem e no brincar.

02 de setembro de 2017 (sábado)

Manhã- Antropologia do brincar- a história do brinquedo na filogênese do ser humano e suas implicações no desenvolvimento e aprendizagem. Conceitos sobre o brincar, interações e brincadeiras (teoria do brincar, etimologia e leis que apoiam o brincar na escola e em outras intituições, incluindo a familiar), Brincar e inclusão, organização de brinquedoteca, códigos, registros, orientação e função do brinquedista. Oficina do brinquedo (4h).

-Tarde- Teoria e prática de rituais e rotinas na mediação ludopedagógica. Exercitando no cotidiano e entendendo a fundamentação desses rituais. Ritual de linha, Jogo de borda, Fort-da, o tempo AION, KAIRÓS e CHRONOS do processo de aprendizagem da crianças, percepções sobre a cor como linguagem e interpretação da criança.
Conceitos alfabetizadores globais: Macro/micro, tridimensionalidade/ bidimensionalidade, a alfabetização e o cérebro infantil, lição dos três tempos de Edouard Seguin. (4h)

  • ENCONTRO A DISTÂNCIA: Plataforma Moodle - Online


SETEMBRO (segunda quinzena) - plataforma moodleonline- postagem do registro de observação do comportamento lúdico, seminário sobre as observações do comportamento lúdico realizadas na tarefa online de seu uso com as crianças; atividades práticas a serem realizadas e postadas na plataforma (14h)

OUTUBRO plataforma moodle- online- A Formação lúdica do brinquedista e a organização de uma brinquedoteca, perspectivas para a sala de aula como o terceiro educador (ambiente), atividades práticas  a serem realizadas e postadas na plataforma. Apresentação dos brinquedos produzidos na atividade online. Diferenças entre brinquedos, jogos, atividades lúdicas e materiais de desenvolvimento humano. (14h)
   

Obs: No trabalho da plataforma online teremos tarefas a serem realizadas e postadas como texto, observações de comportamento lúdico com protocolo de observação e também produção de materiais que deverão ser postado através de imagens, manuseio dos materiais pelas crianças, com postagem de imagens das experimentações. Teremos também leituras importantes pelas quais serão solicitadas resenhas e debates virtuais sobre os temas abordados.
   
Para se inscrever clique aqui!

Abraços lúdicos,
Prof. Ms. Liana Cristina Pinto Tubelo





3 comentários:

  1. Nao poderei comoarecer dia 2 no periodo da tarde. Ja fiz a inscrição. Receberei certificado dos 2 comparecimentos do dia 1° e do periodo da manhã
    Do dia 2?
    Caso nao seja possivel canceli a inscrição, fando lugar para outro. Aguardo resposta breve, pois preciso comprar passagem. Não moro em Florianópolis. Att

    ResponderExcluir