Ciclo de Formação

_____________________________________________________


4º  e último Ciclo de Formação: a atividade lúdica e suas implicações na formação humana

Coordenação: Profª. Drª. Maria Conceição Coppete


            Inclusão é sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças!                                         Maria Teresa Mantoan


Bem vindas e bem vindos ao 4º Ciclo de Formação: a atividade lúdica e suas implicações na formação humana, da 2ª edição do Programa de Extensão Brinquedos e Brincadeiras: um caleidoscópio de ideias e vivências (2016). 

Neste 4º Ciclo vamos passar a tarde "Construindo Tecnologias para a Inclusão de Estudantes com Deficiência, Autismo e com Superdotação/Altas Habilidades." 

Contaremos com a participação das profªs. Ana Luiza Moura Mafra, Ana Paula Felipe e Karin Guenther.

Em nosso Café com Ideias haverá venda de brinquedos e livros da Ciranda Cultural que serão apresentados pela Oficina Cirandarte!

Local: Auditório Tito Sena - FAED/UDESC
(Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED/ Av. Madre Benvenuta, 2037 - Itacorubi - Florianópolis- SC CEP: 88.035-001 - Telefone (48) 3664-8500)
Data: - 28/11/2016
Horário: 13h30 às 18h
Evento Gratuito


PROGRAMAÇÃO:

13h30 - Abertura e Momento Cultural 

13h45 – Roda de Diálogo: 1ª etapa: O Serviço da Educação Especial na Rede Municipal de Florianópolis na Perspectiva da Educação Inclusiva.
14h30 - 2ª etapa:  Exposição, esclarecimentos e debate sobre o uso de recursos de Tecnologia Assistiva (de baixa tecnologia)

15h30 -  Oficina e construção de recursos de Tecnologia Assistiva que possam ser utilizados nas Salas Multifuncionais (Salas Multimeios) no Atendimento Educacional Especializado – AEE e na Sala de Aula do Ensino Regular.

16h - Café com ideias - coffee break e exposição de brinquedos e livros - Oficina Cirandarte (entrega dos certificados do curso de Formação de Educadores Brinquedistas) (haverá um local identificado para retirada).

16h30 - continuidade da oficina e construção de recursos de Tecnologia Assistiva.

18h - Encerramento

OFICINA PROPOSTA:

Título: Construindo Tecnologias para a Inclusão de Estudantes com Deficiência, Autismo e com Superdotação/Altas Habilidades.

Ministrantes: Ana Luiza Moura Mafra; Ana Paula Felipe, Karin Guenther
  
Ementa: A proposta é passarmos uma tarde para esclarecer sobre Tecnologia Assistiva. Procuraremos desmitificar o uso de tecnologias na sala de aula e suas possibilidades no processo de Inclusão de estudantes com deficiência, autismo e altas habilidades/superdotação no contexto escolar.
Na oficina confeccionaremos recursos de baixa tecnologia expondo possíveis estratégias para utilizá-los em sala de aula ou no Atendimento Educacional Especializado. No decorrer da tarde também trocaremos experiências que possam contribuir no âmbito escolar de atuação de cada professor/a, seja na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental.

Ana Luiza Moura Mafra é professora Licenciada em Pedagogia, habilitação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Pós Graduada em Educação Especial Inclusiva pelo Instituto Superior Tupy (2013). Exerceu a função de Professora de Educação Especial na Prefeitura Municipal de Florianópolis com admissão em caráter temporário (2011-2014). Atuou na APAE de Florianópolis como Professora concursada da Fundação Catarinense de Educação Especial (2015). Atualmente é Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Florianópolis, desempenhando a função de Professora de Educação Especial na Sala Multimeios da Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes.





Ana Paula Felipe é pedagoga com Habilitação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Especialização em Educação Especial - Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado - AEE (2011). Professora efetiva da Sala Multifuncional da Prefeitura Municipal de Florianópolis, oferecendo Atendimento Educacional Especializado - AEE para estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista - TEA, Altas Habilidades/Superdotação incluídos na rede regular de ensino. Atualmente Assessora e Articuladora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis/SC, atuando na equipe da Gerência de Educação Especial - GEESP.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial/ Educação Inclusiva.


Karin Guenther é formada em Pedagogia com Habilitações em Magistério das Matérias Pedagogicas do Segundo Grau, Orientação Educacional e Séries Iniciais pela Faculdade de Ciencia e Letras de Cascavel Paraná (1985) - hoje UNIOESTE. Habilitada em Educação Especial pela  Faculdade de Pinhais (2009). Pós Graduação em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Santa Catarina –   UDESC – (2004). Pós grduada em Psicopedagogia, na área de Ciencias Humanas pela Universidade Iguaçu – UNIG -  (2008). Trabalhou durante 9 anos na APAE. Atualmente trabalha como professora de Educação Especial na Sala Multimeios da Escola Escola  Basica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes de Florianópolis SC. 







_______________________________________________

3º Ciclo de Formação: a atividade lúdica e suas implicações na formação humana

Coordenação: Profª. Drª. Maria Conceição Coppete

[...]. Elas vivem em completa inteireza, o sentir, o pensar e o querer são uma unidade na criança 
e na educação fundamental já se começa a dividir isso.
Eu vejo isso como uma ameaça muito grande, uma perda irreparável pra humanidade.
(Lydia Hortelio em entrevista sobre a Importância do Brincar – outubro/2009)


Bem vindas e bem vindos ao 3º Ciclo de Formação: a atividade lúdica e suas implicações na formação humana, da 2ª edição do Programa de Extensão Brinquedos e Brincadeiras: um caleidoscópio de ideias e vivências (2016). 

Neste 3º Ciclo contaremos com a participação da profª. Drª. Lydia Hortélio.
Passaremos uma tarde no Lugar de brincar – território do sonho e queremos você conosco!

Em nosso Café com Ideias haverá venda de livros, exposições e homenagem à professora Lydia Hortélio.

Local: Auditório Tito Sena - FAED/UDESC
(Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED/ Av. Madre Benvenuta, 2037 - Itacorubi - Florianópolis- SC CEP: 88.035-001 - Telefone (48) 3664-8500)
Data: - 20/10/2016
Horário: 13h30 às 18h
Evento Gratuito


PROGRAMAÇÃO:

13h30 – Abertura e Momento cultural

14h – Palestra com Lydia Hortélio: Lugar de brincar – território do sonho

15h15 - Café com Ideias: venda de livros, exposições e homenagem à Lydia Hortélio 

16h - “O ar e os sonhos: uma poética do brincar de balanço” – passeio pela instalação de balanços construídos por algumas acadêmicas da 7ª. Fase do curso de Pedagogia, no projeto: Imaginação e Movimento: a arte do balanço

16h30 - Conversa com Lydia Hortélio: Brinquedos tradicionais da infância e a poética do brincar de balanço

18h – Encerramento

Lydia Hortélio escreveu cinco livros relacionados à cultura da infância além de vários artigos para revistas. Também compôs e participou da gravação de mais de 50 discos de cantigas infantis. Estudou por um tempo piano clássico na Universidade de Berna, Suíça, e decidiu voltar ao Brasil e estudar a música popular tradicional brasileira. Gravou várias composições brasileiras e depois retornou a Europa, dessa vez para estudar músicas infantis, seguindo os passos do músico e pesquisador Béla Bartók, na Hungria.



VENDA DE LIVROS:




_____________________________________________________

2º Ciclo de Formação: a atividade lúdica e suas implicações na formação humana

Coordenação: Profª. Drª. Maria Conceição Coppete


     Bem vindos ao 2º Ciclo de Formação: a atividade lúdica e suas implicações na formação humana, da 2ª edição do Programa de Extensão Brinquedos e Brincadeiras: um caleidoscópio de ideias e vivências (2016).    
     Neste 2º Ciclo contaremos com a participação do prof. Dr. Demétrio Panarotto. Passaremos
uma tarde brincando com imagens, poemas e canções e queremos você conosco!


         Reiteramos o convite para que você compartilhe suas produções, e/ou produções das crianças da instituição onde você trabalha, participando conosco do Cantinho das Ideias! Basta que nos informe por e-mail e com antecedência o que pretende expor. Combinaremos também por e-mail os detalhes deste momento. Aos que participarem da exposição será dado certificado. 

      Lembramos ainda que a exemplo do primeiro ciclo, haverá brinquedos da Oficina Cirandarte, exposições, lançamentos e sorteio de livros. Você não pode faltar!
         Venha participar e compartilhe este convite!


          E mais!
     Neste 2º Ciclo a BRINQUEDOTECA DA FAED continuará operacional para acolher crianças de 03 a 12 anos. Observe no formulário de inscrição as orientações, se desejar trazer crianças para participar.

Local: Auditório Tito Sena - FAED/UDESC
(Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED/ Av. Madre Benvenuta, 2037 - Itacorubi - Florianópolis- SC CEP: 88.035-001 - Telefone (48) 3664-8500)
Data: 14/06/16 - Terça-feira
Horário: 13h30 às 18h
Gratuito

PROGRAMAÇÃO:

13h30 - Abertura e Momento Cultural

14h – Roda de Diálogo e oficina com Demétrio Panarotto: " Uma tarde brincando com imagens, poemas e canções" 

15h45 - Intervalo - Café com Ideias: lançamento de livros e exposições 

16h30 – Continuidade da Oficina e sorteio de livros

18h – Encerramento


OFICINA PROPOSTA:

Título: Uma tarde brincando com imagens poemas e canções

Ministrante: Demétrio Panarotto

Ementa: A proposta é: passarmos uma tarde acompanhados de imagens, poemas e canções aprendendo a brincar com eles nos contextos de ensino e aprendizagem. Partindo do poema, na sua relação com a canção popular, a oficina pretende mostrar um pouco das possibilidades que a riqueza artística e cultural brasileira oferece. Como explorar essa riqueza em sala de aula, bem como nos variados espaços educativos. E ainda, como construir relações possíveis entre o passado e o presente para nos mantermos, na condição de professores e professoras da educação infantil e dos anos iniciais, ativos e em constante diálogo com o mundo que nos cerca. Na oficina, poemas de Gregório de Mattos, Domingos Caldas Barbosa, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes, Tom Zé, entre outros, mais algumas imagens, algumas sugestões de atividades e um bom bocado de conversa.


Demétrio Panarotto
Demétrio Panarotto nasceu em Chapecó-SC, em 1969, e, atualmente, mora em Florianópolis-SC. É Doutor em Teoria Literária pela UFSC, escritor, músico e professor universitário. Desde o ano de 2002 ministra cursos de qualificação de professores, oficinas e workshops nas áreas de literatura, música e cinema. Dentre os mais relevantes: "Curso de música e audiovisual", capacitação de em torno de quatrocentos professores (infantil e fundamental) da rede SESC de Santa Catarina, 2013; e "O poema e a canção, de Gregório de Matos à canção infantil", ministrado para algumas unidades do SESC-SC e na UNOCHAPECÓ - Chapecó-SC, em 2013 e 2014. Publicou - entre contos, ensaios e poesia -, dez livros, sendo que os mais recentes são: Ares-Condicionados [Nave, Fpolis, 2015] e A de Antônia [Miríade, Fpolis, 2016], mais algumas demo-tapes, clips e CD's (Banda Repolho e Irmãos Panarotto) e alguns filmes."


APRESENTAÇÃO DE LIVROS

1) Ares-Condicionados é uma reunião de contos do professor, poeta e músico Demétrio Panarotto. Prêmio do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, 2014, o livro sai pela Nave Editora, Florianópolis-SC. Capa de Ayrton Cruz.

2) A De Antônia, escrito (com ajuda do Lorenzo) por Demétrio Panarotto, pai da Antônia que começa com A, menina essa, que fez todos esses desenhos usados pela Gabi Bresola pra criar o projeto gráfico deste livreto.



____________________________________________________________________


1º Ciclo de Formação: a atividade lúdica e suas implicações na formação humana
Coordenação: Profª. Drª. Maria Conceição Coppete

Bem vindos ao 1º Ciclo de Formação: a atividade lúdica e suas implicações na formação humana, da 2ª edição do Programa de Extensão Brinquedos e Brincadeiras: um caleidoscópio de ideias e vivências (2016)
Neste 1º Ciclo estamos com uma programação diferenciada, na qual teremos três oficinas e você poderá escolher em qual delas deseja participar, dentre outras novidades como lançamento e sorteio de livros.

E mais!
Se você esteve conosco em 2014 deve lembrar do nosso Café com Ideias! A experiência foi tão bacana que resolvemos reeditá-la também. Então, se você é daquelas pessoas que se arrisca em criações de brinquedos e materiais lúdicos, o que acha de trazer sua produção e compartilhar ideias no espaço Café com Ideias? Abriremos um “Cantinho de Ideias” e neste espaço você poderá mostrar sua produção. Basta que nos informe por e-mail e com antecedência o que pretende expor. Combinaremos também por e-mail os detalhes deste momento.

Outra novidade!
Com a 1ª edição do Programa Brinquedos e Brincadeiras (2014) implantamos a BRINQUEDOTECA DA FAED. Agora, no 1º Ciclo ela estará operacional para acolher crianças de 03 a 12 anos. Observe no formulário de inscrição as orientações, se desejar trazer crianças para participar.
Conheça abaixo, a programação completa, o conteúdo específico de cada oficina e as professoras que as ministrarão. 

Inscrições a partir do dia 10 de abril até a abertura do evento, ou enquanto houver vaga. Inscreva-se aqui

Local: Auditório Tito Sena - FAED/UDESC
Centro de Ciências Humanas e da Educação  FAED/ Av. Madre Benvenuta, 2037 - Itacorubi - Florianópolis – SC CEP: 88.035-001 - Telefone (48) 3664-8500
Data: 18/04/16 - Segunda-feira
Horário: 13h30 às 18h
Gratuito



PROGRAMAÇÃO:


13h30min: Abertura e Momento Cultural

14h – Roda de Diálogo com Sandra Eckschmidt: "Escola é lugar de Brincar?" - Objetivo: refletir sobre a importância de um programa de extensão como esse em um espaço de formação docente.

14h40 - Oficinas

15h45min. - Intervalo - Café com Ideias: lançamento de livros e exposições

16h30min. – Continuidade das Oficinas

18h – Encerramento


OFICINAS PROPOSTAS:


Oficina 1: A criança e o brincar livre: uma experiência na Cidade do Cabo – África do Sul

Ministrante: Profª. Ma. Sandra Eckschmidt

Ementa: Quando se trata de diversidade cultural e o brincar livre da criança, outros povos necessitam ser considerados. Em se tratando do Brasil, quais são as raízes culturais do povo brasileiro? Há certo acanhamento ainda à resposta dessa pergunta pelos estudos históricos, fazendo sempre sobressair a grande diferença, marcada por um olhar europeu etnocêntrico, que deixa em desvantagem povos como os indígenas, primeiros habitantes, e africanos, involuntariamente trazidos escravizados para este país.Em se tratando de brinquedos e brincadeiras: o que há de valoroso em culturas com essas? Esta oficina pretende destacar a brincadeira das crianças em uma escola na favela da Cidade do Cabo –África do Sul. Brincadeira espontânea, livre, perpassadas por narrativas, imagens e movimentos com toda sua potencialidade criativa dentro da escola.



Sandra Eckschmidt é mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora da Escola de Educação Infantil Casa Amarela e da Formação em Pedagogia Waldorf de Florianópolis. Atua na área da infância, do brincar, da educação infantil e das narrativas autobiográficas sobre a infância. Pesquisadora do Núcleo de Infância, Comunicação, Cultura e Arte – NICA, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.


Oficina 2: "A palavra é brinquedo?" 

Ministrante: Profª. Drª. Rose Aviz

Ementa: As crianças dão às palavras concretude. Tornam-as palavras-coisa, palavras-brinquedo. O jogo dos sons e dos ritmos constitui-se como uma das alegrias da infância. Por essa razão, o jogo de palavras é muito mais importante que o significado. É a própria multiplicidade de sentido que interessa à criança, porque o jogo com as palavras – todas as formas de jogo, seja com os sons e ritmos, com os sentidos, com a colocação da palavra está no centro da poesia, na raiz do fantástico. Assim sendo, a oficina é um convite a escutar as crianças para “preservar o fundo mágico, lúdico, intuitivo e criativo que se identifica basicamente com a sensibilidade poética”.

Rose Aviz é doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora colaboradora no curso de Pedagogia – FAED/UDESC. Atua na área das Linguagens, da Literatura Infantil e Juvenil, da autoria narrativa: voz e escuta das crianças e Jovens e Ensino e Formação de Educadores. Pesquisadora do Núcleo de Infância, Comunicação, Cultura e Arte – NICA, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.




Oficina 3: "Aprender Matemática brincando" 

Ministrantes: Profª. Ma. Carla Peres Souza e Profª. Ma. Jussara Brigo 

Ementa: Ideias matemáticas vão muito além de números e operações. O pensamento genuinamente matemático pode ser explorado nos mais diversos contextos. O contexto das brincadeiras apresenta-se como um dos mais ricos para o seu desenvolvimento. Durante as brincadeiras as crianças são desafiadas, elas observam, imaginam, criam, exploram, decidem, manipulam, comparam, classificam e organizam ações, pensamentos, informações, materiais e espaços. Assim, a proposta da oficina de Educação Matemática é discutir acerca das possibilidades de exploração de desafios no contexto de brincadeiras para promoção de vivências que contribuem para o desenvolvimento de ideias matemáticas.

Carla Peres Souza é mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco e licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Rio Grande. Coordenadora da Educação Especial das Feiras de Matemática no estado de Santa Catarina. Atua na formação inicial e continuada de pedagogos nas áreas de Educação Matemática e Educação Inclusiva. Pesquisadora do GPEA – Grupo de pesquisa em Estatística Aplicada: estudo dos processos de ensino da Estatística na Educação Básica. 


Jussara Brigo é mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina e licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na formação inicial e continuada de professores na área de Educação. Pesquisadora do GPEA – Grupo de pesquisa em Estatística Aplicada: estudo dos processos de ensino da Estatística na Educação Básica.






LANÇAMENTO DE LIVROS

Livro de Sandra Eckschmidt



1) NDIPHILILE: EU ESTOU VIVA! - de Sandra Eckschmidt 


O livro é o diário da permanência de seis meses de pesquisa do brincar livre na escola da Cidade do Cabo – África do Sul. Editora Eco Livros.



Livro com capítulos de Rose Aviz








2) Contação de Histórias: Tradição, Poéticas e Interfaces - Organizado por Fábio Henrique Nunes Medeiros e Taíza Mara Rauen Moraes. Editora SESC.


O livro é uma coletânea que apresenta um amplo e inédito panorama sobre a contação de histórias, com ensaios teóricos, verbetes, depoimentos e relatos de escritores, estudiosos, professores, educadores, atores e contadores de histórias. A obra aborda da tradição oral à relação da prática de contar histórias com outras linguagens artísticas, procurando, assim registrar e tornar alvo de discussões, estudos e difusão esse fazer tão efêmero e importante à formação de leitores.

No livro o texto: As negras vozes dos quintais: acordes da canção Moçambique-Brasil e os textos dos verbetes: Baobá, Conto de Despedida, Escuta e Griot ou Griô são de autoria da professora e pesquisadora Rose Aviz.

--------------------

Datas previstas para os próximos "Ciclos de Formação: a atividade lúdica e suas implicações na formação humana":


2º Ciclo - 27/06/16
3º Ciclo – 26/09/16
4º Ciclo – 28/11/16

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Bem vindos ao 4º Ciclo de Formação: a atividade lúdica e suas implicações na formação humana.






Para finalizarmos este Ciclo e pensando a diversidade de repertórios ao qual nos propomos ao longo dos encontros, o convite é para um Circuito de Linguagem, que com a temática: Ciranda de Linguagens - Somos todos meninos que carregam água na peneira, contará com a participação das Professoras:

Maristela Pitz dos Santos - SEMED Blumenau - Mestre em Educação com pesquisa na área da Sociologia da Infância;

Marja Milene Belegante Costa - SEMED Blumenau - Professora de Educação Infantil;

Morgana Tillmann - Mestranda FURB com pesquisa na área dos Estudos Culturais;

Silvia Olenia dos Santos - SEMED Blumenau - Mestre em Educação com pesquisa na área dos Direitos das Crianças.

Inscrições a partir do dia 26 de novembro até a abertura do evento, ou enquanto houver vaga. Inscreva-se aqui

Local: Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED/UDESC
Endereço: Av. Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica, Florianópolis

Data: 4/12/14

Horário: 13h30min.

PROGRAMAÇÃO:

13h30min: Abertura – Momento Cultural

14h – “Ciranda de Linguagens - Somos todos meninos que carregam água na peneira

15h30min. - Intervalo - Café com Ideias

15h45min. – Continuação da Ciranda de Linguagens

17h30min.- Espaço aberto para debate

18h – encerramento


-------------------------------------------------------------

Bem vindos ao 3º Ciclo de Formação: a atividade lúdica e suas implicações na formação humana

Tema: Brincar de Histórias: narração oral, imaginação e ludicidade


É com alegria que apresentamos a Profª  Drª Gilka Girardello (UFSC), que possui graduação em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado interdisciplinar em Ciências Humanas pela New School for Social Research de Nova York e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado no Programa de Educação Urbana da City University of New York e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, dentro da Linha Educação e Comunicação, pesquisando principalmente os seguintes temas: comunicação, cultura, infância, imaginação, narrativa e formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental.









Saber mais sobre a palestrante: Currículo Lattes










Inscrições a partir do dia 25 de agosto de 2014 até o dia do evento, ou enquanto houver vaga.

Inscrições encerradas.


Data: 18 de setembro de 2014
Local: Auditório da FAED: Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi
Gratuito


Programação:

13h30min. - Abertura – Momento Cultural

14h - Roda de Conversa "Brincar de Histórias: narração oral, imaginação e ludicidade" 

15h30min. - Intervalo - Café com Ideias

15h45min. - Oficina: Narração de histórias

17h30min. - Espaço aberto para debate 

18h - Encerramento


-------------------------

Bem vindos ao 2º Ciclo de Formação: a atividade lúdica e suas implicações na formação humana.

Tema:  Ecodesign - uma experiência positiva na formação dos professores. Criação de brinquedos e materiais lúdico-didáticos visando arte, criatividade e sustentabilidade.

É com satisfação que apresentamos a Profª Me. Dulcicléia Antunes, que é graduada em Tecnologia Em Confecção Têxtil pela Universidade de Passo Fundo - UPF, especializou-se em Processos de Produção do Vestuário. Mestre em Educação também pela UPF com o Projeto de título: “Ecodesign na formação de educadoras infantis: Criação de brinquedos e materiais lúdicos-didáticos”. É professora titular da Universidade de Passo Fundo, onde leciona as disciplinas de Modelagem I, II, III e IV, e atualmente é integrante do Projeto de Extensão “As Digitais do Vestir”, que trata de Contação de histórias e visitas a brinquedoteca da Faculdade de Educação UPF pelas crianças de escolas da cidade e região. Caracterização dos alunos com roupas dos personagens confeccionados pelos alunos e oferta de oficinas de criatividade com materiais recicláveis.




Saber mais sobre a palestrante: Currículo Lattes 






Inscrições a partir do dia 15 de Maio de 2014 até o dia do evento ou enquanto houver vagas. Inscreva-se aqui. (Encerradas)

Data: 04 de Junho de 2014
Local: Auditório da FAED: Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi
Gratuito


Programação:

13h30min. - Abertura – Momento Cultural

13h45min. - Roda de Conversa com apresentação do trabalho: “Criação de brinquedos e materiais lúdico-didáticos” 

15h30min. - Intervalo - Café com Ideias

15h45min. - Discussões e práticas em oficinas com reaproveitamento de sucatas têxteis. (atividade em grupo).

17h15min. - Exposição dos resultados das discussões e das oficinas

18h - Encerramento


IMPORTANTE: Considerando que teremos práticas em oficinas com reaproveitamento de sucatas têxteis (atividade em grupo) é fundamental que cada participante venha para o encontro com as seguintes sucatas têxteis:

- 1 metro quadrado de tecido plano sendo um (1x1) para cada grupo trabalhar sobre. (pode ser algodão cru ou outro tecido plano qualquer).
- Tesoura
- Linha de costura - qualquer cor
- Agulha de mão
- Retalhos coloridos
- Sobras de fitas, rendas, barbantes, viés, sobras de aviamentos coloridos
- Botões de qualquer cor e/ou tamanho
- Tinta para tecido - qualquer cor
- Pincel
- Copinho de água para lavar o pincel
- Canetas coloridas
- Cola para tecido


Com estes materiais vamos criar e brincar!


Ciclos de Formação: A Atividade Lúdica e suas implicações na Formação Humana

O que é?
É uma das ações vinculadas ao Programa de Extensão “Brinquedos e Brincadeiras: Um caleidoscópio de ideias e vivências”, Edital 005/2013 do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Quais os objetivos?
Contribuir com a formação continuada de professores e professoras da rede pública de Educação Básica, bem como com a formação inicial junto aos graduandos do curso de Pedagogia, mediante ciclos de formação articulados aos princípios teórico-metodológicos da ludicidade, com vistas a favorecer o planejamento e a execução de ações que envolvam o brincar fortalecendo assim a formação de educadores/as sensíveis às infâncias.

A partir da constatação de que o conceito de brinquedoteca e sua operacionalização vem tendo uma contínua transformação, com o passar do tempo, oferecer condições de uma ampla reflexão sobre a trajetória das brinquedotecas, analisando os caminhos que vêm tomando, suas conquistas, desafios e dificuldades, a fim de preservar sua genuína contribuição à divulgação da importância do brincar.

Problematizar o significado e o sentido de se realizar atividades lúdicas com crianças e nesse processo possibilitar aos participantes (professoras/es da rede pública de educação infantil e anos iniciais; acadêmicas/os do curso de Pedagogia da FAED) vivências e aprofundamentos de conhecimentos teórico-práticos acerca da ludicidade e sua relevância para o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da fantasia. 

Como e onde irá acontecer? 
Os Ciclos acontecerão no Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, em intervalos bimestrais. Serão quatro ciclos programados para os meses de Abril, Junho, Setembro e Novembro de 2014. Cada ciclo será composto de 4 horas, perfazendo um total 16 horas. 

Quando?
O primeiro Ciclo acontecerá no dia 24 de Abril de 2014, das 14h às 18h.

Para quem?
Para professores e professoras da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública municipal e estadual de Santa Catarina e para acadêmicas e acadêmicos do curso de Pedagogia.

Quando e como se inscrever?
A partir de 04 de Abril de 2014 até a abertura do evento, ou enquanto houver vagas.  Inscrições encerradas.

Atenção: Para obter o certificado é necessário 75% de frequência, ou seja, a participação em pelo menos três dos quatro ciclos.


Programação

Tânia Fortuna (Currículo Lattes)
14h  Abertura e Momento Cultural - Grupo Temporales

14h15min. Roda de diálogo com Tânia Ramos Fortuna  (Doutora em Educação, Professora de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tema: O lugar do brincar na contemporaneidade

16h Café com ideias (Intervalo)

16h20min. Oficina: A brincadeira na sala de aula: possibilidades, implicações, papel do professor - relações entre brincar e aprender

18h Encerramento


Tânia Ramos Fortuna é Pedagoga, tendo se especializado em Jean Piaget. Mestre em Psicologia Educacional e Doutora em Educação, é Professora de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre – RS – BRASIL, onde criou e leciona as disciplinas “Jogo e Educação”, “Psicologia da Educação: Jogo I” e “Psicologia da Educação: Jogo II”. Nesta Universidade, criou e dirige o Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?” (www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar), no qual realiza diversas ações de formação continuada sobre jogo, brinquedo, ludicidade, brincadeira e educação. É pesquisadora na área da formação lúdica do educador e desenvolve também estudos na área do desenvolvimento e da aprendizagem humana, com ênfase na evolução e na mediação da brincadeira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário